Com o objetivo de receber orientações sobre dicas de segurança e o uso de energia elétrica, cerca de 90 alunos do anexo I, da Escola João Paulo II, assistiram uma palestra relacionada ao tema, ministrada nesta sexta-feira, 1 de março, pela equipe da Celtins Rede de Energia, composta pelo técnico de Segurança do Trabalho, Samuel Carvalho dos Santos e o estagiário Welder Antônio da Silva.
Os alunos que assistiram atentamente as explicações dos técnicos, destacaram a importância das orientações recebidas e prometeram ter mais cuidado para evitar que algum incidente ocorra. Foi o que ressaltou o estudante do quinto ano matutino, Riquelme Mendes Lustosa, 8anos, que afirmou ter levado choque algumas vezes, por desligar o interruptor quando estava todo molhado. “Gostei deles falando sobre os cuidados que devemos ter, para não tomar choque e não desperdiçar energia. Agora terei mais cuidado”.
A coordenadora do Ensino Fundamental, Ivoneide Motta, destacou a importância das orientações repassadas aos estudantes pelos profissionais e a parceria com a empresa. “A escola tem se emprenhado para contribuir na formação integral dos alunos, agregando ao currículo valores que possa modificar a atuação deles no ambiente em vivem, para tanto, tem buscado por meio de parcerias como exemplo a Celtins, que vem orientar as crianças em relação à mudança de postura frente a segurança e consumo de energia elétrica”, disse a coordenadora..
Um dos palestrantes, Samuel Carvalho, disse ser gratificante levar orientações para os alunos devido eles aprenderem e serem multiplicadores das informações repassadas. “São eles que aprendem e repassam para as famílias, além de levarem esse conhecimento para a vida toda, pois quando se deparar com alguma situação saberá como proceder”, destaca.
Além dos alunos serem orientados sobre os benefícios e perigos da energia, eles receberam jogos educativos.
Toda palestra foi traduzida para os alunos surdos, pela professora e interprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais, Irmã Gelcina.
