Palmas Tocantins, 6 de dezembro de 2013: Nesta sexta-feira, 6 de dezembro, os alunos do 5º ano da Escola João Paulo II – Conveniada participaram da formação da turma do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, realizado pela PM – Policia Militar do Estado do Tocantins em parceria com a referida Unidade de Ensino.
Na formatura, que aconteceu no anexo da escola, os alunos receberam certificados de participação no programa durante o ano de 2013.
Como parte das atividades realizadas no projeto, os alunos produziram diversas redações sobre o que aprenderam, sendo escolhidas as que foram escritas pelos alunos Felipe Fernandes, do 5º ano matutino, e Livian Castanho, do 5º ano vespertino, os quais compartilharam os conhecimentos com os participantes do evento. Os dois alunos além de receber certificados, foram premiados com brinquedos pedagógicos.
Depoimentos
O instrutor responsável pelo PROERD na unidade escolar, Cabo João Paulo, destacou a história do projeto e a importância da participação dos alunos durante todo o período de formação. “Tentamos abordar o assunto de um jeito simples para que os educandos entendessem o que são drogas e onde estão, as amizades, violência, criminalidade, e o que fazerem para nunca entrarem no mundo desse mal que destrói famílias”. Destaca o Cabo.
A professora Maria Brandão, falou da evolução dos alunos no decorrer das atividades e ressaltou que tudo foi devido “a junção de escola, policia e família”.
Para o presidente da AASJN, Jocel Santiago, que participou na década de 90 da solenidade de implantação do projeto no Estado do Tocantins, ver os alunos do primeiro projeto da entidade inclusos também no PROERD é muito importante. “Principalmente porque é por meio da educação que nossas crianças estarão aptas a dizerem não para as drogas e assim terem uma vida mais feliz”. Disse o presidente.
A diretora Eldinê Pimentel, ressaltou a importância da parceria com a PM e deixou a escola à disposição para que o programa aconteça em 2014.
Proposta aceita pelo representante do 1º Batalhão da Policia Militar, Cabo Ronaldo Barreto, que demonstrou interesse em formar uma turma no programa, composto por pais dos alunos.
O evento contou ainda, com a participação da coordenadora do Ensino Fundamental, Maria do Carmo, da professora Maria Brandão, representando a turma do 5º ano, a coordenadora de projetos Ivoneide Mota, a diretora da escola Eldinê Pimentel, professores, funcionários e pais.
PROERD
É um programa de caráter preventivo social posto em prática pela PM, na rede de ensino publico e privado, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência, desenvolvendo currículos para Educação Infantil, Ensino Fundamental e para os pais. Sendo aplicado por meio de esforço cooperativo entre PM, escolas e famílias.