Palmas Tocantins, 27 de outubro de 2014: Com quatro palcos montados para a realização da AASJN Drum Fest – 1ª Batalha de Batera, os participantes ficaram impressionados com a estrutura do evento, o qual reuniu cerca de 500 pessoas no Ponto de Cultura Arte-Fato, no dia 25 de outubro.
No total, cinco baterias ficaram à disposição dos concorrentes e apresentações da 1ª Batalha, sendo distribuídas nos palcos principal, três e quatro; e também, no palco principal 15 percussionistas fizeram a festa na apresentação que deixou os visitantes eufóricos com as batidas dos Tambores do Arte-Fato.
Dos quatro palcos montado exclusivo para as apresentações culturais da noite, o principal marcou a história da vida dos concorrentes da Batalha, onde os concorrentes foram desafiadas a mostrarem o melhor que aprenderam nas aulas ofertadas no projeto ou experiências adquiridas como profissionais, dos quais cinco classificados das categorias alunos dos projetos da AASJN e aberta receberam troféus e medalhas, e posteriormente receberão certificados de participação. E os dois primeiros colocados nas duas categorias além dos prêmios citados levaram para casa R$ 150,00 cada um.

No palco dois teve apresentação da Banda Audácia HC, que reuniu os apaixonados pelo rock. E teve ainda Dj animando a pista de dança, o que levou muita batida para todo o evento.

O palco três levou hip hop e teatro, o que arrancou palmas, gargalhadas e muitos gritos de incentivos aos alunos das oficinas de teatro e dança do projeto Arte-Fato.


Já o palco quatro, além de ter muito som acústico teve efeitos especiais que aguçou a curiosidade de quem estava no local.
Durante o evento teve sorteio de uma guitarra, cabo, capa de violão e guitarra, cordas e 1 DVD, alunos e professores destaque e revelação.

Depoimentos
O vencedor da categoria aberta, Rafael Nogueira Gomes ficou impressionado ao ver a estrutura, elogiou a organização do evento e falou da felicidade de vencer o festival. “A organização me surpreendeu e vencer foi muito bom, estou muito feliz por tudo isso”, disse Rafael.
Pensamento compartilhado com o da vencedora da categoria alunos dos projetos da AASJN, Thallya Alexndre Cruz, única mulher concorrente na batalha. “O incentivo dos amigos e familiares para participar fez a diferença, eles sempre acreditaram que eu ia vencer, e foi o que aconteceu, mas para mim foi realmente uma surpresa, sem explicação a emoção que sinto”, disse a Thallya.
Para o participante do evento, Deusivam Ferreira, esse tipo de evento desperta nos participantes o gosto pela cultura, incentivando mais pessoas participarem das ações sociais desenvolvidas pela instituição.
O presidente da entidade, Jocel Santiago de Araújo, ressalta que tudo “que fazemos é com muito zelo e dedicação, contando sempre com o apoio das pessoas que acreditam nos nossos projetos sociais e que a cultura de um povo tem que ser incentivada e fortalecida sempre que tivermos oportunidade. Por isso, transformamos nossas simples atividades, em ações que impressionam a todos. Só temos a agradecer pelo empenho de cada pessoa que se disponibilizou a colaborar conosco”, disse o presidente.
O evento teve seis jurados e contou com o apoio da acústica, Matteus Som e Cepema.