Palmas Tocantins, 1 de julho de 2017: De acordo com especialistas a sobrevivência dos seres vivos depende diretamente da preservação do meio ambiente, para isso, é necessário que as pessoas tenham uma consciência ambiental, e foi com esse foco que as apresentações culturais do encerramento do projeto Arte-Fato Sustentabilidade Socioambietal desenvolvido pela Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN destacou em músicas, danças e peças teatrais a importância dessa preservação.
O encerramento ocorreu dentro da programação da última Noite Cultural do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade,denominada Você está no meio desse ambiente e não no fim, realizada nos dias 29 e 30, respectivamente no anexo e sede.
Os participantes acompanharam diversas peças teatrais que destacaram a importância da reciclagem, da higiene e proteção ambiental.
Já os alunos das turmas de música tocaram e cantaram, encantando o público presente, com canções que destacaram as arvores pássaros, barcos, lixo, ecologia, Deus, enfim a Mãe Natureza e a proteção de uma forma geral ao Planeta Azul.
Quem não escondeu a emoção de ver a filha Sara Guedes apresentando foi Renata Soraia, a mãe já estudou no Tablado no Rio de Janeiro, e falou do convívio que teve com a autora Maria Clara Machado. “E chegar aqui e ver minha filha apresentando uma peça da autora não tem preço, foi maravilhoso. Aqui é um exemplo, onde o empenho e dedicação faz a diferença, da simplicidade transformam tudo, com uma qualidade surpreendente. O projeto faz a diferença na vida da minha filha. Ela desceu do palco e disse: – Mãe é isso que eu quero para mim”. Destacou a mãe.
O presidente da AASJN, Jocel Santiago, destacou a importância de cada pessoa que colaborou com as ações do projeto e pediu aos pais para sempre que puderem acompanhar os filhos nas atividades que realizam e relembrou aos que quiserem podem ajudar a entidade com o que tiver ao alcance de cada um ou uma.
Nas duas noites quem visitou o local apreciou a exposição de pintura em tela, denominada Biomas Brasileiros.
Sustentabilidade Socioambiental
O Projeto Arte-Fato Sustentabilidade Socioambiental, durante seis meses oportunizou aos alunos do Arte-Fato, demais projetos da entidade e comunidade em geral aprofundar os conhecimentos e as discussões sobre as questões sanitárias ambientais, por meio de atividades artísticas. Disseminando assim, as informações necessárias para um melhor conhecimento sobre questões ambientais do nosso planeta.
O projeto teve o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
