Palmas Tocantins, 6 de junho de 2016: Os direitos e deveres das crianças e adolescentes foram abordadosno III Arraiá da Alegriado Arte-Fato, ocorrido no sábado, 4, nas orientações teve a participação das crianças, adolescentes e familiares dos alunos do projeto, visitantes e demais pessoas da comunidade, que ouviram atentamente as explicações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e participaram da programação junina da noite.
Após os esclarecimentos feitos por um pai, estudante do projeto e Conselheiro Tutelar, Jamir Luz, as crianças participaram de um concurso para produção de frases que representasse o que foi abordado, sendo escolhidas as frases dos alunos: Samilly Luara Santos, Douglas Ferreira e Pedro Henrique, os quais apresentaram aos participantes do evento o que escreveram no papel.
De acordo com os vencedores, o momento foi muito importante para o aprendizado. “Hoje além de ter vários esclarecimentos sobre nossos direitos e deveres, colocamos no papel o que entendemos sobre o isso”.
Carimbó
O ritmo nortista não ficou de fora da programação, e assim, a turma de dança da professora Monique apresentou o carimbó do Pará.
Concurso de forró
Um dos momentos que arrancou gritos, aplausos e gargalhadas foi o concurso de forró das crianças, onde elas mostraram que tem forró de sobra no pé. E as crianças que mostraram mais intimidade com a dança citada foram: 2º colocados – Álex Ferreira Lopes e Maria Luiza Sousa Silva; e 1ª colocada – Isabela da Silva Ramos.
Arrasta Pé do Liberdade
A primeira apresentação teste deste ano, do grupo junino Arrasta Pé do Liberdade abrilhantou ainda mais o Arraiá da Alegria. Os quadrilheiros levaram descontração, cores, teatro e dança, mostrando assim, parte da Lavoura Encantada do Arrasta Pé, tema que apresentarão nas competições juninas do Tocantins 2016.
Nóis Trupica Mais Num Cai
E para fechar a programação da noite, a quadrilha junina do Arte-Fato “Nóis Trupica Mais Num Cai” formada por alunos dos diversos cursos realizados no projeto, toda beleza do que vem ensaiando durante dias. Um show de alegria que estava estampado no rosto de cada dançante, a cada passo feito, o que emocionou tanto aos pais, quanto aos visitantes.
Visitantes esses que acharam um espetáculo tudo que viram e aproveitaram para parabenizar o projeto. O exemplo disso foi a psicóloga Iracema e o médico Flávio José Rodrigues, que visitaram o local pela primeira vez e ficaram encantados com a grandiosidade do evento.

Toda programação teve a comunidade como parceira, Mitsubichi Motors e o apoio do FNS/CNBB e Campanha da Fraternidade, foi animado por Rivaldo e João do Brega, com locução do professor Sales.