Palmas Tocantins, 6 de outubro de 2015: “Uma noite cultural para ficar na memória de muita gente. Eu nunca tinha visto uma movimentação cultural tão interessante assim. Bom demais”. Foi assim que o visitante Edilson Silva, definiu a Noite Cultural Indígena. O evento temático que encantou e emocionou todos os participantes,no dia 2 de outubro, onde levou a história dos povos indígenas para os três palcos do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade.

No local, a comunidade teve a oportunidade de assistir às diversas apresentações culturais como: literatura de cordel, sátira, dança, coreografia em libras, depoimentos, músicas, mapa do Tocantins e as etnias, exposição temática de pintura e desenho e entrar em uma oca construída exclusivamente para o evento, além de receber convidados especiais.
Participações
Participações como a de Eidelane Tanararu e do filho Magdiel Tewasyri, da Etnia Karajá-Xambioá, que contou no palco um, parte dos costumes daquele povo, como artesanato, festas e rituais. Para Tanararu a Noite Cultural Indígena foi muito importante, por dar oportunidade de ela mostrar um pouco mais da cultura de seu povo. A índia também falou, cantou na língua materna, e respondeu perguntas da comunidade.

Quem também passou pelo palco um foram os mascotes dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas – JMPI, Kali e Tory, que dançaram e tiraram fotos com os participantes da Noite Cultural Indígena. Além de fazer a alegria de quem participou do evento, a participação dos mascotes foi uma oportunidade de divulgar os JMPI, que acontecerá em Palmas de 23 de outubro a 1 de novembro deste ano.

Apresentações
As apresentações culturais foram realizadas pelos alunos dos cursos ofertados pela Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN, por meio dos projetos Arte-FAto e Educação Para Surdos, que desenvolve em Palmas Tocantins, como as apresentações de violão, bateria, teclado, literatura de cordel e percussão, as quais movimentaram o palco um. Já no palco dois, a comunidade assistiu à turma de Libras, com a coreografia dos alunos surdos, dança de salão e teatro, as quais arrancaram risos e aplausos. Enquanto o palco três levou muito molejo com a turma de dança de salão e balé.

Todas as apresentações foram organizadas pela equipe de educadores do projeto Arte-Fato e Educação Para Surdos.

Para o presidente da AASJN, Jocel Santiago, a Noite Cultural sempre é um momento de apresentar o que as crianças estão aprendendo no projeto, além de ser um momento de a comunidade apreciar as pessoas assistidas pela entidade em nossos projetos.
Noite Cultural Indígena
É uma realização da AASJN, por meio do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade com apoio da Fundação Cultural de Palmas.
A próxima noite cultural da entidade acontece em novembro, e o tema está sendo definido.

