Nos dias 9 e 10 de maio de 2024, representantes da Associação Ação Social Jesus de Nazaré e integrantes do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Maria de Jesus Lopes de Brito e Selma Nascimento, participaram do Seminário de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado no auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos e promovido pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedeca Glória de Ivone.
O Seminário contou com diversas representatividades sobre a infância e adolescência em Palmas e no Estado, abordando temas como análise estrutural, conjuntural e legal das violências contra crianças e adolescentes numa perspectiva interseccional. Dados de atendimentos foram apresentados, destacando sua fonte nos Bancos de Dados Nacional.
No primeiro dia, apresentaram um painel sobre a infância e adolescência na contemporaneidade, com ênfase no protagonismo dos jovens nas políticas públicas. A médica em Pediatria e Hebiatria, Isabella Ayres Alfonso Cavalcante, contribuiu com sua especialidade médica focada no cuidado dos adolescentes. O dia encerrou com uma discussão sobre a temática da violência contra crianças e adolescentes, abordando suas modalidades, tipos e identificação.
As temáticas foram apresentadas por convidados como Francisca Di Fátima Cardoso da Defensoria Pública, Leidy Laura Pereira de Araújo Assistente Social, Mônica Brito Secretária Executiva do CEDECA, e a comentarista Simone Brito. Também participaram Isabella Ayres Alfonso Cavalcante, pediatra/hebiatra, Bárbara Oliveira Xavier da Coordenação de Projetos do CEDECA, e Isabella Machado representante do Comitê de Participação do Adolescente – CPA/CEDECA. O dia foi concluído com a participação da psicóloga Izabella Ferreira dos Santos, coordenadora do programa Escuta Especializada do Tribunal de Justiça do Tocantins, Yasmim Oliveira estagiária de psicologia do mesmo programa e a comentarista Mariana Miranda Borges, psicóloga.
No segundo dia, foram abordados temas como o fluxo de atenção e atendimento integrado às crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violências. Destaque também para as políticas públicas de intervenção, abrangendo a educação, saúde e assistência social no enfrentamento às violências. Durante o período vespertino, foi apresentado o Comitê de Gestão Colegiado de Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes vítimas ou testemunhas de violências, discutindo sua criação, instalação e funcionamento. O dia encerrou com um ato político em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Palestrantes e mediadores Elizete Sodré, Monica Brito, Vanilson P. da Silva (Assessor Técnico do Comitê Estadual de Gestão Colegiado da Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes), Lorena Cavalcante Araújo (Especialista em Educação e Proteção – UNICEF), Robson José da Silva (Superintendente de Políticas de Atenção à Saúde – Sesau/TO), Simone Brito (Assistente Social) e Giuliano Santiago (Assistente Social), além de Julane Marise Gomes da Silva, Vice-Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA.
Selma Nascimento enfatiza que as reflexões do Seminário enriquecem nossos debates, oferecendo uma perspectiva valiosa para enfrentar as violências contra crianças e adolescentes. Destaca ainda que o evento foi essencial como espaço de troca e construção coletiva, onde cada voz e experiência compartilhada são reconhecidas como importantes.
A 1ª secretária da AASJN, Maria de Jesus, destacou que participar de eventos como este amplia os conhecimentos na temática e fortalece o sentimento de pertencimento a uma rede de proteção que, mesmo diante de recursos inadequados e condições precárias, busca amenizar o impacto na vida das vítimas.
Durante o Seminário, os participantes tiveram o privilégio de apreciar uma exposição de quadros da jovem artista plástica tocantinense, Julia d’Paula. Com apenas 15 anos, Julia possui uma trajetória impressionante, com onze anos dedicados à arte. Sua genialidade foi evidenciada não apenas pela quantidade de anos dedicados à sua arte, mas também pelo impressionante currículo que acumula: quatro exposições individuais e participações em várias exposições coletivas, incluindo duas de alcance internacional.
O Seminário foi encerrado com sorteio de brindes e um momento cultural.